serviços educativos

 Neste início do ano lectivo, conheça a oferta dos Serviços Educativos do Museu do Papel para 2013/2014, desde a visita guiada, dedicada à Arte do fabrico do Papel, e à História do Papel, destacando a origem da produção do papel, pelos chineses no séc. II, e as matérias-primas utilizadas, o aparecimento da imprensa no séc. XV e a chegada da industrialização no séc. XIX. Estes conteúdos abordados na visita ao museu, poderão ser aplicados nas disciplinas de História e de Ciências.

As oficinas “Descobrir” vão ao encontro do tema da reciclagem do papel, onde as crianças vão poder fazer a sua própria folha ou ainda fazer um bloco ou vira vento de papel já reciclado.
Nas oficinas “Fazer” são desenvolvidos conhecimentos na área da Matemática e da Geometria, através dos Origamis, Kirigamis e do Tangram o contacto com as figuras geométricas, as noções de proporção, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a reutilização de papéis usados (reciclagem) e a aquisição de habilidades motoras através de um trabalho manual, contribuem para o desenvolvimento do sentido da aprendizagem.
Para além destas actividades os Serviços Educativos do Museu do Papel, oferece durante as épocas festivas as oficinas temáticas.
Durante o ano lectivo, vem visitar o Museu do Papel participando nas diferentes actividades lúdicas-pedagógicas.

 

Os Serviços Educativos são um elemento essencial no funcionamento do museu, dinamizando a relação com o público que o visita, apresentando as colecções através de visitas orientadas a diferentes grupos etários, promovendo actividades e exposições, programando iniciativas dirigidas a grupos especiais (pessoas portadoras de deficiência visual e/ou auditiva), e organizando oficinas adequadas às suas especificidades.

Os serviços Educativos do Museu do Papel têm vindo a desenvolver, desde 2001, um conjunto de actividades pedagógico-formativas dirigidas a diversos públicos e a públicos com especificidades próprias.

Objectivos

Fomentar o gosto pela cultura do papel e pela valorização do Património Industrial Papeleiro;

Contribuir para o desenvolvimento social e cultural dos visitantes;

Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afectivo da criança, através da partilha do trabalho em grupo;

Estimular a criatividade e "saber-fazer" através de oficinas;

Estimular o sentido de concentração e o saber ouvir durante a visita;

Promover os valores da reciclagem.




Forminhas




procurar no site
mudar papel
papel 1 papel 2 papel 3 papel 3
aumentar letra
Diminuir letra Aumentar letra
destaque
IPH Congress 2014 - FABRIANO / AMALFI  - September 21-27

agenda do museu